O QUE SIGNIFICA JEJUM INTERMITENTE: UMA FORMA DIFERENTE DE EMAGRECER?

Tempo de leitura: 12 minutos

O que significa jejum intermitente? Quando o assunto é emagrecimento, existem muitos métodos, dietas e informações científicas espalhados por revistas, internet e redes sociais. Entre elas, está uma “nova técnica” que vem conquistando muitas pessoas.

Trata-se do jejum intermitente, uma forma de emagrecer que está comprovando que não é necessário comer várias vezes por dia para fazer as pazes com a balança.

Embora muitos pensem que o jejum intermitente é uma novidade, essa prática é uma antiga conhecida de muitos povos do passado. Para aqueles que pensam que esse é um assunto da moda, é importante lembrar que o ser humano sempre jejuou, por escolha própria ou por escassez de alimentos.

A atriz Déborah Secco, em uma entrevista para a revista Glamour, apareceu em excelente forma pouco tempo depois de ter sua filha, Maria Flor. Ao ser questionada sobre sua condição física, Deborah revelou ter feito a dieta do jejum intermitente. Ela começou a dieta, prescrita por sua nutricionista, aos 6 meses de gestação, pois já tinha engordado exageradamente.

Com essa técnica, segundo a atriz, se pode emagrecer comendo bacon, além de outros alimentos ricos em gordura. Porém, alimentos industrializados como iogurtes estão proibidos. A refeição precisa ser o mais natural possível. Pode ter queijo, carnes, ovos. Mas não pode ter aditivos artificiais. Seu limite foi de 23 horas sem comer.

“Tudo o que é bicho (carne, frango, peixe) e planta está liberado. Quando estou com muita fome, com vontade de comer pizza, por exemplo, eu como brócolis, queijo e bacon. A gordura e a proteína saciam por muito mais tempo”😋

o que significa jejum intermitente salmao

Quando questionada por seu colesterol, ela respondeu que foi realizado um controle e que todas as suas taxas estão dentro da normalidade.

E você? Já ouviu falar no jejum intermitente? Sabe como fazer? Conhece seus benefícios? Se você quer saber tudo sobre esse assunto fique a gente até o final e vamos juntos nos aprofundar em um método de emagrecimento diferente de todos que você já viu.

Leia também o artigo 15 DICAS INFALÍVEIS DE DIETA PARA EMAGRECER COM MAIS SAÚDE e descubra como melhorar a sua alimentação e emagrecer com mais saúde.

Se ainda ficou não ficou convencido de qual método usar, então clique neste vídeo e conheça a dieta do momento.

O QUE SIGNIFICA JEJUM INTERMITENTE

o que significa jejum intermitente prato relogio

 

Jejum é uma prática muito antiga, realizada por diferentes civilizações, considerada por muitos uma prática sagrada.

Jejuar significa privar-se de alimentos. Pode ser feita de maneira total, sem ingestão alguma de comida ou líquidos. Ou pode ser parcial, quando se ingere água, algum outro líquido ou alimento, por exemplo.

A palavra intermitente significa intervalado, algo que cessa e recomeça por intervalos.

Portanto, o que significa jejum intermitente? O jejum intermitente é um jejum feito em intervalos, ou seja, ele é feito por determinado período de tempo e depois interrompido por uma refeição.

Essa técnica, cujo o objetivo é especificamente o emagrecimento, possui diferentes protocolos a serem seguidos, que serão explicados posteriormente nesse artigo.

A ingestão de calorias não é reduzida como acontece em outras dietas. A frequência com que você vai se alimentar e o que você vai comer é que dão os resultados esperados.

INGESTÃO DE ALIMENTOS X JEJUM INTERMITENTE

Alimentos com mais proteínas e gorduras saudáveis como verduras, legumes, carnes e ovos são bem-vindos e os carboidratos de todos os tipos devem ser evitados.

Esses alimentos proporcionam uma sensação de saciedade por um período prolongado de tempo, e com isso é mais fácil ficar uma maior quantidade de tempo sem comer.

A ingestão de carboidratos como açúcares, massas, pães, doces, frutas com alto índice glicêmico, por exemplo, aumentam a glicemia (glicose no sangue).

Com a glicemia alta, o corpo libera insulina para colocar a glicose que está em circulação na corrente sanguínea para o interior das células.

O que sobra é armazenado na forma de gordura. Quando o nível de glicose na circulação sanguínea baixa, porque ela foi armazenada ou passou para o interior das células, o seu corpo entende que você está com fome, porque está acostumado a receber a glicose sempre e isso gera um ciclo vicioso.

Já reparou que os alimentos ricos em açúcar e carboidratos são viciantes e dão uma sensação de prazer após ingeridos? Quando os níveis de glicose baixam o seu corpo pede mais e você quer ter mais sensação de prazer com a comida.

Para quebrar esse ciclo de sentir fome frequentemente sem necessitar especificamente de comida, basta cortar os carboidratos. Dessa forma, não haverá excesso de glicose no sangue, nem armazenamento na forma de gordura, e o seu corpo vai passar a usar a sua gordura estocada para produzir energia.

É por isso que essa técnica de emagrecimento é eficaz.

COMO FAZER O JEJUM INTERMITENTE

o que significa jejum intermitente calendario

Existem diferentes protocolos para seguir o jejum intermitente. Você deve avaliar a sua realidade e experimentar aquele protocolo ao qual você mais adapta.

Os períodos de jejum podem variar de 14 horas (para mulheres) até 36 horas.

O que vale para todos os protocolos é: mantenha-se sempre hidratado e quando for sair do jejum coma alimentos saudáveis que sejam considerados alimentos de verdade e não processados ou industrializados.

Isso vai fazer você emagrecer com saúde, usufruindo muito mais dos benefícios do jejum intermitente.

Todos os protocolos devem ser acompanhados por um profissional, principalmente os que possuem período de jejum mais longos.

Veja agora os principais protocolos de jejum intermitente:

Jejum Intermitente Leangains (ou Método 16/8)

Esse protocolo foi criado pelo sueco Martin Berkhan. Consiste em manter jejum por 16 horas e se alimentar em uma janela de 8 horas.

Para mulheres, ele recomenda jejum de 14 horas e janela alimentar de 10 horas.

Cafés, chás e outros líquidos não calóricos estão liberados. É necessário ter bastante atenção ao utilizar adoçantes que possuem uma ação similar ao açúcar, liberando insulina.

Um exemplo desse tipo de adoçante é a sucralose. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Diabetes Care, uma única dose de sucralose aumenta 20% nos níveis de insulina. Portanto, fique de olho nas embalagens dos produtos que você vai decidir ingerir, sejam eles adoçantes, chás, sucos ou outros.

O treino feito com pesos ou carga é indicado e deve ser feito após o período de jejum, 3 vezes na semana. Martin recomenda a ingestão de BCAA antes dos treinos para aumentar a sua performance e a síntese de proteínas musculares.

Quer Conhecer Um Treino Que Pode Te Ajudar a Emagrecer Combinado Com o Jejum Intermitente??? Então Clique no Link Abaixo e Conheça Este Treinamento.

o que significa jejum intermitente botao clique aqui

Um exemplo para esse protocolo é começar o jejum logo após o jantar e terminar no almoço. Se você janta às 8 horas da noite e é um homem, você vai comer outra vez ao meio-dia do dia seguinte e poderá se alimentar até as 8 horas da noite desse mesmo dia.

Se você é mulher, e vai jantar às 8 horas da noite, sua próxima refeição será às 10 horas da manhã do dia seguinte e poderá se alimentar até as 8 horas da noite desse mesmo dia.

Comendo mais proteínas e gorduras, você vai se sentir mais saciado e vai fazer apenas duas a três refeições por dia.

Eat Stop Eat – Coma Pare Coma (Jejum de 24 horas)

Criado por Brad Pilon, autor do livro Eat Stop Eat, esse protocolo consiste em fazer jejuns de 24 horas uma ou duas vezes na semana.

O jejum pode começar a qualquer hora do dia, desde que as 24 horas sejam respeitadas.

Esse é o protocolo mais popular quando o assunto é jejum intermitente.

Para sair do jejum você deve comer um prato de comida normal, nada de tentar recuperar aquilo que não foi ingerido nas últimas 24 horas.

Cafés, chás e outros líquidos não calóricos estão liberados.

Algumas pessoas podem ter dificuldades de seguir esse protocolo. Se esse for o seu caso, comece com o protocolo anterior e vá adaptando seu organismo aos poucos.

Os exercícios físicos regulares são indicados nos dias em que não se está fazendo o jejum.

Alimentação em dias alternados ou Jejum de 36 horas

Mais avançado que o anterior, você vai comer um dia sim e um dia não.

Nesse caso existem diferentes protocolos dentro de um mesmo protocolo. Alguns aceitam a ingestão de 500 calorias durante o período de jejum, devido a dificuldade de manter o organismo sem alimento por tanto tempo.

Um exemplo nesse caso seria comer às 9 da noite de segunda-feira e só comer novamente às 9 da manhã de quarta-feira.

É um protocolo que apresenta inúmeros benefícios, mas necessita um período de adaptação por ser bastante desafiador para muita gente.

Dieta 5:2

Criado por Michael Mosley, esse protocolo é bem simples de fazer. Consiste em se alimentar normalmente 5 dias da semana e reduzir o consumo de calorias para 500 (mulheres) e 600  (homens) nos 2 dias restantes.

Esse método é um pouco criticado porque na verdade não tem uma período de jejum propriamente dito.

Deve-se ter cuidado com a alimentação nos 5 dias da semana para que essa dieta tenha efeito.

Dieta do Guerreiro

Esse protocolo foi criado por Ori Hofmekler, que escreveu um livro com esse mesmo nome e popularizou essa dieta em muitos países.

Nessa dieta você deve comer pouco durante o dia, preferencialmente frutas cíticas e vegetais crus. A principal refeição deve ser feita a noite e ela deve ser rica em proteínas.

A janela de alimentação é de 4 horas, ou seja, é um protocolo 20/4.

Essa dieta é indicada para pessoas que não conseguem passar muitos períodos em jejum.

Coma quando a fome naturalmente chegar (WHEN – “When Hunger Ensues Naturally”)

Mark Sisson é um pesquisador independente que afirma que não é preciso seguir nenhum protocolo para usufruir dos benefícios do jejum intermitente.

Ele recomenda pular refeições quando não tiver fome ou não tiver como se alimentar por estar ocupado ou viajando, por exemplo.

Esse é um modo mais intuitivo de se alimentar, já que a falta de algumas refeições não vai fazer mal a um adulto saudável. Obviamente não se pode esquecer da qualidade dos alimentos ingeridos nas próximas refeições.

Conceitualmente ficou mais claro, o que significa jejum intermitente? Senão, veja os principais benefícios, contradições e recomendações.

JEJUM INTERMITENTE BENEFÍCIOS

Essa prática, independente do protocolo escolhido, possui inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles:

  • Melhora a concentração;
  • Diminui a ansiedade e ajuda a controlar a depressão;
  • Acelera o metabolismo;
  • Ajuda a controlar a pressão;
  • Regula os hormônios;
  • Emagrece;
  • Menos fome, mais saciedade;
  • Reduz inflamações;
  • Reduz o colesterol ruim;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Queima gordura;
  • Diminuição da produção de insulina;
  • Melhora o funcionamento cardiovascular e cerebral;
  • Economia de tempo, já que não exige preparo de muitas refeições;
  • Economia de dinheiro.

CONTRAINDICAÇÕES DO JEJUM INTERMITENTE

Essa técnica de emagrecimento não deve ser feita por:

  • Crianças;
  • Adolescentes;
  • Idosos;
  • Diabéticos;
  • Pessoas em uso de medicação controlada;
  • Pessoas muito magras com o metabolismo acelerado;
  • Pessoas com doenças crônicas;
  • Gestantes – contrariando a nutricionista da atriz Déborah Secco, que recomendou essa dieta durante a sua gravidez, a nutricionista Juliana Dantas do Hospital do coração afirma que:

“A gestação é o período de maior demanda nutricional no ciclo de vida da mulher. O carboidrato, por exemplo, precisa estar na refeição para dar energia. Além disso, não é aconselhável que a grávida fique muito tempo sem se alimentar porque ela pode passar mal”

RECOMENDAÇÕES EXTRAS

Antes de começar a fazer algum dos protocolos, pense bem se jejum é para você. Na teoria pode ser tudo perfeito, porém muitas pessoas não se adaptam bem a esse método.

Experimente fazer o jejum e observe como se sente. Lembre-se sempre que há um período de adaptação e que você deve superar esse período para que efetivamente se sinta bem com o método.

Comece com um protocolo mais fácil de seguir e se você sentir que pode e deve avançar, busque os protocolos com maior tempo em jejum.

Caso seja dificultoso para você ficar em absoluto jejum, consuma chás sem açúcar para ajudar na fase de adaptação.

Independente do protocolo escolhido, beba bastante água sempre para evitar processos de desidratação.

O protocolo Leangains é altamente recomendado  para aqueles que gostam de malhar e querem queimar gordura com o jejum intermitente.

Há pessoas que não sentem nenhum efeito negativo no organismo ao malhar em jejum. Existem outras que se sentem muito mal e fracas. Então, você deve escolher um bom horário para treinar de acordo com o seu organismo.

Utilize a cafeína de forma estratégica. Um café tomado na hora certa inibe o apetite, aumenta a concentração, acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura.

Agora que você leu esse artigo até aqui, gostaríamos de saber o que você achou e se ficou mais claro o que significa o jejum intermitente e se você já fez ou gostaria de fazer.

Estamos esperando seu comentário!

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos.

Nos vemos em breve.

Até a próxima.

Emagrecer Com Estilo

Ps: Quer saber mais sobre o que significa jejum intermitente? Então

o que significa jejum intermitente botao clique aqui 2

Como Emagrecer com Saúde e Qualidade de Vida!!!!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! Receba também um Ebook Gratuito!>

Summary
O que significa jejum intermitente
Article Name
O que significa jejum intermitente
Description
O que significa jejum intermitente? Conheça uma forma de emagrecer em que não é necessário comer várias vezes por dia para fazer as pazes com a balança.
Author
Publisher Name
Emagrecer Com Estilo
Publisher Logo
O QUE SIGNIFICA JEJUM INTERMITENTE: UMA FORMA DIFERENTE DE EMAGRECER?
5 (100%) 1 vote