DIETA DUKAN: UM GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO

Tempo de leitura: 12 minutos

Você já ouviu falar na Dieta Dukan ? Essa dieta, elaborada pelo médico francês Pierre Dukan, já conquistou milhões de pessoas, muitas delas famosas, entre elas Jennifer Lopez e Gisele Bundchen.

dieta dukan

Com essa dieta para perder peso rapidamente, você poderá emagrecer de forma eficaz. Claro que isso depende da sua adaptação ao método criado por Dukan. É sempre bom enfatizar que os resultados obtidos por uma pessoa, podem não ser obtidos por outra. Isso acontece devido a inúmeros fatores individuais, que muitas vezes são difíceis de serem controlados. Por isso, existem tantos métodos de emagrecimento diferentes.

Nesse artigo você vai conhecer a Dieta Dukan detalhadamente, e vai poder tirar suas conclusões sobre o método e decidir se ele é ou não para você.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre outra dieta, para comparar, recomendamos que você leia o artigo: DIETA CETOGÊNICA – COMO FAZER PARA EMAGRECER DE FORMA FÁCIL E DEFINITIVA

O método consiste em quatro fases, sendo que duas são para emagrecer e duas para manter o peso após a perda. A base é o consumo de proteínas aliado ao baixíssimo consumo de carboidratos. O consumo de gorduras também é bastante restrito, diferente de outras dietas com essa mesma proposta. O próprio Dukan diz que:

“Você não pode reduzir a sua própria gordura ingerindo gordura provenientes de outras fontes.”

Além disso, é preciso realizar caminhadas durante o tempo em que se realiza a dieta.

Ficou curioso para aprender mais sobre a Dieta Dukan? Então continue lendo esse artigo e descubra porque esse médico já vendeu mais de 1,5 milhões de cópias do seu livro.

CONCEITOS SOBRE A DIETA DO DUKAN

dieta dukanDukan considera os carboidratos e as gorduras verdadeiros inimigos, e as proteínas verdadeiras amigas, daqueles que querem emagrecer rapidamente.

Mas por que ele pensa assim? Porque as proteínas são formadas por longas cadeias de carboidratos e essas cadeias são mais difíceis de serem quebradas. Então, o corpo gasta mais energia no processo de digestão para realizar esse processo.

Além disso, o alimento passa mais tempo no estômago, prolongando a sensação de saciedade.

Com as gorduras e carboidratos não acontece a mesma coisa. O corpo realiza a digestão com mais facilidade e a energia gasta nesse processo é menor.

E, como você já deve ter ouvido falar, os carboidratos são quebrados em glicose no processo de digestão. Nem toda glicose gerada por esse processo é utilizada pelo organismo. O que sobra é armazenado, aumentando aquelas gordurinhas que você tanto quer perder.

A gorduras devem ser eliminadas pelo alto valor de calorias que possuem, além de estarem relacionadas com doenças cardíacas.

COMO FUNCIONA ESTA DIETA PARA PERDER PESO: DIETA DUKAN

A Dieta Dukan é composta por 4 fases: fase de ataque, fase de cruzeiro, fase de consolidação e fase de estabilização.

As duas primeiras fases são para emagrecer e as outras duas fases para manter o peso após o processo de emagrecimento. Agora você vai conhecer com detalhes cada uma delas.

1- Fase de ataque

Essa é a fase inicial, que pode durar de 1 a 10 dias. A duração depende de quantos quilos você quer perder.

Se você precisa perder menos de 5kg, mantenha-se nessa fase por um dia.

Se quer perder menos de 10 kg, então mantenha-se nessa fase por 3 dias.

Se quer perder de 10 a 20 kg então, mantenha-se nessa fase por 5 dias.

E se quer perder mais de 20 kg, mantenha-se nessa fase por 7 a 10 dias.

Muitas pessoas sentem dificuldades nessa fase por ser o período de adaptação. Principalmente aquelas que querem perder mais peso, porque o tempo de permanência é maior. O importante é não desanimar e seguir em frente, porque a promessa é de perder até 5 quilos em 7 dias.

Você deve consumir alimentos ricos em proteína, com baixo percentual de gordura. Esses alimentos estão separados em 11 categorias. Dessas, você poderá escolher quantos alimentos quiser, sem qualquer limitação de quantidade e hora do dia. E poderá misturar esses alimentos.

As 11 categorias são:

  • Carnes magras: boi (quase todas as partes do boi, exceto o entecosto e costela, que são muitos gordurosos) e vitela.
  • Miúdos: língua e fígado.
  • Peixes: sardinha, atum, salmão, dourado, truta e merluza.
  • Frutos do mar: camarões, caranguejos, lagostas, ostras e mexilhões.
  • Aves: todas, menos pato e ganso. Devem sempre ser consumidas sem pele.
  • Presuntos (sem ou com baixo teor de gordura).
  • Ovos: cozidos, omeletes ou mexidos.
  • Proteínas Vegetais: tofu, bifes e outras proteínas de soja, iogurte de soja (apenas 2 por dia).
  • Laticínios magros (iogurtes e queijos magros 0% de gordura).
  • 1 litro e meio de líquido por dia: essa categoria é obrigatória. Somente água, chá e café.
  • 1 colher e meia de sopa de farelo de aveia

Os alimentos devem ser preparados sem gordura. Assados ou grelhados são as melhores opções. Alguns temperos podem ser usados para dar mais sabor aos alimentos, como limão, molho de soja, ervas, alho, vinagre, cebola e cebolinha.

Uma sugestão de Dukan é colocar apenas algumas gotas de óleo ou azeite na frigideira e espalhar com um guardanapo na hora de preparar refogados.

O farelo de aveia pode ser consumido com iogurte e adoçante ou fazer uma panqueca com queijo cremoso, ovo e sal.

Vamos agora conhecer a segunda fase dessa dieta.

2- Fase Cruzeiro

Nessa segunda fase, a duração depende da quantidade de quilos que você quer perder. Você irá eliminar um quilo por semana. Então, se você precisa perder mais 10 quilos, essa fase deverá durar mais 10 semanas.

Você deverá manter os alimentos da fase anterior e adicionar alguns legumes e verduras em refeições alternadas. Ou seja, uma refeição com legumes e verduras e outra sem. Há ainda a possibilidade de fazer um dia de proteína com verduras e legumes e outro dia de proteínas puras (como na fase de ataque). A escolha é sua.

A combinação dos legumes e verduras pode ser feita a vontade.

As verduras e legumes são:

  • Tomate
  • Pepino
  • Rabanete
  • Espinafre
  • Espargos
  • Alho-poró
  • Os feijões verdes
  • Couve
  • Cogumelos
  • Aipo
  • Erva-Doce
  • Berinjela
  • Abobrinha
  • Pimentas

Uma observação importante: nessa fase você continua consumindo o farelo de aveia todos os dias, agora na quantidade de duas colheres de sopa.

Uma caminhada diária de 30 minutos deverá ser acrescentada na sua rotina.

Os legumes podem ser preparados crus ou cozidos. A escolha do tempero é um fator determinante no sucesso dessa fase. É proibido qualquer tempero que tenha óleo ou azeite.

O criador da dieta recomenda um molho para as verduras e legumes dessa fase:

  • 1 colher de sopa de mostarda de Dijon ou, melhor ainda, mostarda de Meaux, com pequenos grãos.
  • 5 colheres de sopa de vinagre balsâmico.
  • 1 colher de sopa de água com gás.
  • 1 colher de café de óleo mineral.
  • Se você gosta de alho, adicione um dente para marinar no fundo do pote e adicione sete ou oito filhas de manjericão.

Agora vamos conhecer as fases de manutenção de peso.

3- Fase de consolidação

Nessa fase você vai aprender a manter o peso conquistado através da dieta. É muito comum que muitas pessoas engordem após a fase de perda de peso, recuperando tudo aquilo que perderam.

A duração dessa fase depende da quantidade de peso perdido nas fases anteriores. Funciona assim: Se você perdeu 20 quilos, basta multiplicar 20 por 10 e terá a quantidade de dias que deverá manter a dieta, ou seja 200 dias. Se você perdeu 10 quilos, deverá multiplicar 10 por 10 e se manter nessa fase por 100 dias. É sempre o numero de peso que você perdeu multiplicado por 10.

Veja aqui as novidades que você vai adicionar à sua rotina alimentar:

  • Uma fruta por dia: maçã, melão, kiwi, pêssego, pêra, nectarina e manga.
  • Duas fatias de pão, devendo evitar o pão branco.
  • Uma porção de queijo.
  • Duas porções de amido por semana: massas, cuscuz, polenta, lentilhas, arroz e batatas, perna do cordeiro, lombo do porco, presunto branco.
  • Duas refeições de gala por semana. O famoso dia do lixo, porém em apenas duas refeições que não podem ser consecutivas.

Há ainda outras recomendações:

  • A dieta continua seguindo os passos da fase cruzeiro, comendo proteínas com vegetais. A diferença é que agora os dois podem ser consumidos juntos quase sempre. A exceção são às quintas-feiras, dia em que se deve comer apenas proteínas puras. Para Dukan esse dia não é negociável.
  •  As duas colheres de sopa de farelo de aveia também devem continuar sendo consumidas.
  • A caminhada de no mínimo 30 minutos por dia também deve continuar sendo feita.

Vamos conhecer agora a última fase da Dieta Dukan.

4- Fase de estabilização

Nessa última fase a alimentação é mais livre. Após tantos meses de alimentação restrita, com certeza você vai ter aprendido a se alimentar. Portanto, o que se espera aqui da palavra “livre” é moderação.

Existem ainda alguns passos a serem seguidos como:

  • A quinta-feira de proteína pura.
  • Consumir 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia, não aprenas 2 ou 1 e meio como nas fases anteriores.

POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS DA DIETA DUKAN

Cada indivíduo possui diferentes respostas orgânicas quando resolve emagrecer e inicia uma dieta. Como em qualquer processo de emagrecimento, a Dieta Dukan pode apresentar efeitos colaterais.

Os principais sinais podem surgir na primeira fase, em que você vai se alimentar de proteína pura. Os principais relatos são de: mau hálito, boca seca, cansaço, fraqueza, tontura, insônia e náusea.

O funcionamento dos intestinos também pode ser afetado nessa fase.

Para amenizar esses sinais, você pode aumentar a ingestão de água.

Outro efeito colateral que pode acontecer é carência nutricional. O Dr. Dukan recomenda a ingestão de comprimidos de vitaminas para aqueles que precisam perder muito peso. Dessa forma, se ameniza esse problema.

PONTOS POSITIVOS DA DIETA DUKAN

Os pontos positivos dessa dieta para perder peso são:

  • Proporciona emagrecimento rápido.
  • É bastante prescritiva e possui muitas regras. Isso para algumas pessoas é bem vantajoso, já que necessitam de disciplina para emagrecer.
  • É muito fácil planejar as refeições, principalmente porque não há muitas opções de alimentos.
  • Não há necessidade de pesar alimentos ou contar calorias.
  • A dieta ajuda a cortar muitos alimentos prejudiciais à saúde, como  açúcares, gorduras, alimentos processados e álcool. Esse é um ponto muito positivo, porque vai ensinar a você como se alimentar de maneira mais saudável.

PONTOS NEGATIVOS DA DIETA DUKAN

Os pontos negativos dessa dieta para perder peso são:

  • Não há flexibilidade ou substituições nessa dieta. Ela é como uma receita de bolo e deve ser seguida tal e qual. isso pode ser um ponto negativo para uma pessoa e um ponto positivo para outra.
  • Muitas pessoas desistem porque as duas primeiras fases da dieta são muito desafiadoras.
  • Muitas pessoas sentem muita fome enquanto fazem a dieta.
  • É muito difícil seguir essa dieta se você for vegano ou vegetariano.
  • O custo da dieta é um pouco alto, por ser baseada em carnes.

SUGESTÃO DE RECEITA DA DIETA DO DUKAN

Muitas pessoas torcem o nariz quando veem essa dieta para emagrecer porque pensam que é monótona e sem gosto. Vamos deixar aqui para você um motivo para que pense diferente.

Veja aqui uma sugestão de receita de bacalhau (sugestão para a fase de cruzeiro), para que você perceba que essa dieta pode ser deliciosa:

BACALHAU COM ERVAS E PIMENTÃO

  • 4 cebolas
  • 4 raminhos de salsinha
  • 4 raminhos de coentro
  • 4 raminhos de estragão
  • 1/2 limão
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimientão amarelo
  • 4 filés de bacalhau fresco
  • Sal e pimienta
  • Papel manteiga

MODO DE PREPARO

  • Tire a casca da cebola e a corte em lâminas. Refogue as cebolas uns 4 minutos em uma frigideira antiaderente com apenas algumas gotinhas de azeite de oliva espalhados com um guardanapo.
  • Lave, escorra e pique de uma forma mais rústica as ervas (salsinha, coentro, estragão). Esprema a metade do limão. Recorte 4 retângulos de papel manteiga e coloque-os em uma forma.
  • Disponha o pescado fresco em cima dos papéis. Salpique sal, pimenta, as ervas e cubra com a cebola. Por cima jogue o suco de limão.
  • Feche o papel manteiga de forma que envolva todo o pescado. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos a 210 graus. Tire do forno e deixe descansar por 5 minutos enquanto você prepara os pimentões.
  • Lave-os, tire as sementes e corte-os em quadradinhos pequenos para acompanhar. Tempo de preparação: 15 minutos. Tempo de forno: 15 minutos. Serve quatro pessoas.
  • Espero que você tenha aprendido bastante sobre a Dieta Dukan e que essas informações te ajudem a decidir por fazê-la ou não.

Quer saber mais sobre a Dieta Dukan consulte o link a seguir 👉🏻 Dieta Do Dukan

Conheça também todos os nossos artigos sobre Dietas na Página 👉🏻 Dietas

Aguardamos seu comentário aqui abaixo.

Nos vemos em breve.

Até o próximo artigo!

Quer ganhar um Ebook Gratuito com 8 Receitas de Suco Detox? Deixe seu email no campo abaixo 👇

Como Emagrecer com Saúde e Qualidade de Vida!!!!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! Receba também um Ebook Gratuito!>

DIETA DUKAN: UM GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO
5 (100%) 1 vote