DIETA DOS PONTOS FUNCIONA? ACABE AGORA COM AS DÚVIDAS

Tempo de leitura: 14 minutos

A dieta dos pontos funciona?

Esta dieta é famosa por ser adotada por muitas celebridades. Possui resultados positivos em termos de emagrecimento e conquista do peso ideal. Foi criada pelo Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista e professor da Universidade de São Paulo.

A proposta dessa dieta é fazer com que você baixe de peso de uma forma bastante simples, sem deixar alimentos que você gosta de lado. Sim, nessa dieta não é necessário resistir àquela sobremesa de domingo e é por isso que ela se tornou tão popular.

dieta dos pontos funciona

A dieta dos pontos, como o próprio nome diz, consiste em um método de contagem de pontos. Cada alimento possui uma pontuação específica. Então, através de alguns cálculos, você terá uma quantidade de pontos a consumir durante o dia. Basta contar os pontos dos alimentos consumidos ao longo do dia, de forma que não ultrapasse a quantidade de pontos diários estabelecidos.

A questão, é saber se a dieta dos pontos funciona mas será que funciona mesmo? O objetivo dessa dieta é, além da perda de peso, promover a prática uma alimentação mais controlada. Não há a necessidade de estar todo o tempo contando calorias.

Você pode comer aquela macarronada, só que em uma porção reduzida, ou usar macarrão integral, por exemplo. Com o tempo, se aprende a comer de uma forma mais saudável, reduzindo as porções dos alimentos mais calóricos e realizando trocas mais benéficas ao organismo.

Como o assunto é dietas, conheça a dieta do momento. Aquela que proporciona resultados garantidos!!! Emagreça de 5 a 10 kgs em 21 Dias!!!!

dieta dos pontos funciona

Nesse artigo você vai encontrar perguntas e respostas sobre essa dieta e acabar de vez com as suas dúvidas, para perder de vez, os tão indesejáveis quilos extras.

Quer saber mais sobre dieta, leia nosso artigo 15 DICAS INFALÍVEIS DE DIETA PARA EMAGRECER COM MAIS SAÚDE

Você sabe se a dieta dos pontos funciona mesmo?

Leia o artigo e chegue as suas próprias conclusões.

COMO FAZER A DIETA DOS PONTOS?

dieta dos pontos funciona

A primeira coisa que você deve fazer para começar a dieta é descobrir quantos pontos você pode consumir por dia.

Para isso é necessário fazer uma conta que parece complicada. Porém, prestando bastante atenção a explicação passo a passo que preparamos, você vai perceber que é bem simples.

Passo 1:

Primeiramente, você precisa descobrir a sua Taxa de Medição Basal (TMB). Essa taxa é a quantidade de calorias que o seu corpo gasta enquanto está de repouso.

Ou seja, quando ele está executando atividades básicas para a sua sobrevivência como respirar, manter a temperatura, batimentos cardíacos, etc.

Para calcular a sua TMB, basta colocar os valores nas fórmulas abaixo de acordo com os seus dados pessoais.

Verifique a sua idade e o seu peso atual. Encontre a linha que corresponde a sua idade e substitua onde está escrito “seu peso” pelo seu peso atual e resolva a conta. O resultado será a sua TMB.

MULHERES DE 10 A 18 ANOS: seu peso x 12,2 + 746

MULHERES DE 18 A 30 ANOS: seu peso x 14,7 + 496

MULHERES DE 30 A 60 ANOS: seu peso x 8,7 + 829

MULHERES ACIMA DE 60 ANOS: seu peso x 10,5 + 596

HOMENS DE 10 A 18 ANOS: seu peso x 17,5 + 651

HOMENS DE 18 A 30 ANOS: seu peso x 15,3 + 679

HOMENS DE 30 A 60 ANOS: seu peso x 8,7 + 879

HOMENS ACIMA DE 60 ANOS: seu peso x 13,5 + 487

Nosso objetivo com este artigo é te dar todo o suporte teórico para você concluir se a dieta dos pontos funciona. Por isso, a medida que o artigo se desenvolver vamos checar o seu grau de convencimento, ok? 🙂

Passo 2:

O segundo passo é descobrir o seu Fator de Atividade (FA), isso depende das atividades que você realiza ao longo do dia.

Sedentários são aqueles que não realizam muitas atividades físicas ao longo do dia, ou seja, trabalham sentados, fazem tudo de carro, usam elevador ao invés de escadas, etc.

Uma rotina movimentada significa que várias atividades são realizadas e para isso se caminha, sobe e desce escadas, se realizam atividades domésticas, entre outras.

Homens e mulheres com vida sedentária que não realizam nenhuma atividade ou exercício físico ao longo do dia possuem a pontuação 1,2.

Homens e mulheres que possuem uma rotina movimentada, porém que não executam exercícios físicos regularmente, ou que possuem uma rotina mais tranquila, mas que realizam algum exercício físico 3 vezes na semana, possuem a pontuação 1,3.

No caso de uma rotina movimentada e exercícios físicos de 30 minutos, 3 vezes por semana, as mulheres possuem a pontuação de 1,35 e os homens 1,4.

No caso de uma rotina movimentada e exercícios físicos de mais de uma hora, 3 vezes por semana, as mulheres possuem a pontuação de 1,45 e os homens 1,5.

No caso de uma rotina movimentada e exercícios físicos entre 1 hora e 2 horas e 50 minutos, diariamente, as mulheres possuem a pontuação de 1,5 e os homens 1,6.

No caso de uma rotina movimentada e exercícios físicos de 3 horas ou mais, diários, as mulheres possuem a pontuação de 1,7 e os homens 1,8.

Quer saber quais exercícios praticar? Leia nosso artigo EMAGRECER URGENTE COM EXERCíCIOS FíSICOS: 9 PRÁTICAS PARA TE AJUDAR

Já está claro para você se a dieta dos pontos funciona? Senão veja os argumentos abaixo e tira suka própria conclusão.

Passo 3:

O terceiro passo é descobrir a sua quantidade de calorias diárias que devem ser ingeridas. Isso depende da TMB e do FA.

Para isso, basta multiplicar os resultados encontrados da sua TMB pelo seu FA.

Passo 4:

O quarto passo é converter a sua necessidade de calorias diárias em pontos.

Para isso, basta dividir a sua quantidade de calorias diárias, que você encontrou no passo 3, por 3,6. Essa é a quantidade de pontos que você precisa para manter o seu peso.

Preste bastante atenção nesse ponto. Até aqui você encontrou a quantidade de pontos de manutenção. Se você consumir essa quantidade de pontos você não vai emagrecer e sim manter seu peso.

Essa quantidade de pontos pode ser usada quando se encontra o peso ideal, ou seja, quando se emagreceu tudo que se desejava.

dieta-dos-pontos-balança

Você está convencido se a dieta dos pontos funciona mesmo? Senão siga em frente para tirar a dúvida de uma vez por todas.

Passo 5:

O quinto passo, caso você queira encontrar a quantidade de pontos para emagrecer, é calcular o seu Índice de massa corpórea (IMC).

A fórmula para calcular o seu IMC é bem simples:

IMC = peso em kg / (altura em metros * altura em metros).

Passo 6:

O sexto passo é encontrar os pontos relacionados ao seu IMC:

Para isso basta observar as linhas abaixo e encontrar os seus pontos de acordo com o seu IMC e o seu gênero:

IMC entre 25 e 29,9: mulheres 175 pontos e homens 200 pontos

IMC entre 30 e 34,9: mulheres 200 pontos e homens 225 pontos

IMC entre 35 e 39,9: mulheres 250 pontos e homens 275 pontos

IMC maior que 40: mulheres 300 pontos e homens 325 pontos

Passo 7:

O sétimo passo é subtrair esses pontos (encontrados no passo 6) da quantidade de pontos que você encontrou no passo quatro.

Essa é a quantidade de pontos que você precisa para emagrecer.

Como Emagrecer com Saúde e Qualidade de Vida!!!!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! Receba também um Ebook Gratuito!>

Já chegou a alguma conclusão se a dieta dos ponto funciona mesmo? Senão, continue a ler o artigo e conclua você mesmo.

MEU IMC É MENOR DE 25, COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE PONTOS?

Se o seu IMC é menor que 25, isso significa que você está no seu peso ideal. Talvez aqui, o melhor seja fazer alguma atividade física para trocar gordura por massa magra e reduzir medidas sem baixar muito de peso.

EU POSSO COMER QUALQUER COISA?

dieta dos pontos funciona mesmo

Bem, isso é um assunto muito sério. Uma dieta saudável, rica em nutrientes, é muito importante para a saúde dos seus órgãos e sistemas, como seu sistema imunológico e produção de hormônios, por exemplo.

Essa dieta permite que você coma uma sobremesa, um prato que seja mais calórico (em menor quantidade), mas você deve levar sempre a sua saúde em consideração. Procure evitar sempre que possível consumir açúcares, refrigerantes, frituras e alimentos industrializados ricos em gorduras trans e sódio. De fato, para essa dieta é recomendável que não se ingira alimentos que possuam gordura trans.

Os alimentos mais saudáveis e mais naturais costumam possuir menos pontos. Por isso, se pode consumi-los em maior quantidade.

A consciência alimentar vai te ajudar no processo de emagrecimento e manutenção do peso ideal. Nenhum exagero é aliado de uma boa dieta. O segredo é encontrar equilíbrio.

E agora está convencido se a dieta dos pontos funciona? Ainda não? Não deixe de ler até o final.

QUANTOS QUILOS SE PODE PERDER COM A DIETA DOS PONTOS?

Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida. A dieta dos pontos não é dessas dietas que você só pode fazer por um curto período de tempo porque ela não é restritiva.

Então, você pode mantê-la até atingir seus objetivos ou até mesmo usá-la para manter o seu peso ideal após o processo de emagrecimento. Há muitos casos de pessoas que emagreceram muitos quilos com a dieta dos pontos. Há relatos de pessoas que chegaram a perder mais de 30 quilos.

Então, a quantidade de quilos perdida por essa dieta vai depender exclusivamente dos seus objetivos e força de vontade.

COMO SABER QUANTOS PONTOS TEM CADA ALIMENTO?

Para isso, você precisa consultar uma tabela de pontos. Essa é a maneira mais fácil de encontrar a quantidade de pontos de alimentos por porções ou individual.

Existe ainda o livro da dieta dos pontos que possui muitas informações sobre pontuação de alimentos, porém há alimentos tipicamente brasileiros que não estão no livro.

Para checar a tabela com os alimentos e seus respectivos pontos leia nosso artigo DIETA DOS PONTOS: VEJA A TABELA COM OS ALIMENTOS MAIS CONSUMIDOS NO BRASIL

Já tirou todas as suas dúvidas? Se convenceu que a dieta dos pontos funciona? Veja mais sobre a tabela da dieta no artigo mencionado acima.

NÃO ENCONTRO UM ALIMENTO NA TABELA, O QUE FAZER?

Se você procurou os pontos de um determinado alimento que quer consumir e não encontrou na tabela dos pontos, não se preocupe, é muito fácil de resolver.

Busque na embalagem do alimento a quantidade de calorias e divida por 3,6. Você pode encontrar dessa maneira a quantidade de pontos por porção ou pela quantidade total da embalagem.

SE EU ULTRAPASSAR A QUANTIDADE DE PONTOS EM UM DETERMINADO DIA, POSSO COMPENSAR NO DIA SEGUINTE?

A resposta para essa pergunta é sim. Poder até pode. Porém, evite fazer isso com frequência. Não é saudável exagerar em um dia e “passar fome” no outro.

Procure ser comprometido com seus objetivos, pense sempre que emagrecer de forma saudável e equilibrada é importante para a sua saúde.

HÁ ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO PARA A DIETA DOS PONTOS?

Sim, essa dieta não deve ser feita por gestantes e lactantes nem por menores de 18 anos. Nesses casos recomenda-se sempre orientação profissional especializada.

Em outros casos, como dietas restritivas, deve-se adaptá-las de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo, uma pessoa que possui intolerância a lactose pode fazer a dieta dos pontos sem ingerir alimentos que contenham lactose. Assim como um vegetariano também pode fazê-la sem ingerir carnes.

Você escolhe os alimentos que vai ingerir e organiza seu cardápio através dos pontos para manter seu peso ou emagrecer.

EU PRECISO FAZER EXERCÍCIOS JUNTO COM A DIETA?

Realizar exercícios físicos juntamente com a dieta melhora os resultados. Ajuda a emagrecer mais rápido, além de proporcionar inúmeros outros benefícios.

Para conhecer os 9 exercícios físicos que ajudam a eliminar os quilinhos mais indesejáveis clique no link abaixo

Dieta dos pontos funciona

TENHO QUE COMPRAR O LIVRO A DIETA DOS PONTOS DO DR. ALFREDO HALPERN?

O livro contém muitas informações importantes sobre a dieta.

Apesar de não ser obrigatório ler o livro, a leitura é altamente recomendada para aqueles que gostam de se aprofundar e obter mais detalhes.

Com as informações contidas nesse artigo você já tem uma base bastante sólida para começar com segurança.

SEGUINDO A DIETA DOS PONTOS EM QUANTO TEMPO COMEÇAREI A VER RESULTADOS?

Muitas pessoas relatam que já no primeiro mês se podem observar os resultados. Por não se tratar de uma dieta restritiva, os resultados são mais lentos. As dietas restritivas possuem resultados mais rápidos.

A esta altura você já deve ser capaz de dizer se a dieta dos pontos funciona. Acreditamos nisso.

QUAIS AS VANTAGENS DA DIETA DOS PONTOS?

A principal vantagem dessa dieta é poder comer as coisas que você já está acostumado a comer, precisando ajustar muitas vezes apenas a quantidade.

Essa dieta ajuda muito na hora de ir naquela festinha ou jantar. Com o tempo você memoriza os pontos e sabe o que e quanto pode comer. Muitas pessoas se tornam antissociais quando querem baixar de peso e essa pode ser uma excelente alternativa para quem quer emagrecer sem perder a vida social.

Outra vantagem é que os riscos de abandonar a dieta são menores, já que se pode comer os alimentos que você já está acostumado e não ter que seguir um cardápio rígido.

Além do fato de ser de fácil adaptação. Muitas outras dietas possuem alguns efeitos negativos no humor e na disposição, no começo, por mudarem radicalmente os alimentos, a quantidade e a frequência de ingestão.

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS DA DIETA DOS PONTOS?

Como essa dieta leva em consideração apenas os pontos dos alimentos, é preciso prestar atenção aos valores nutricionais dos alimentos ingeridos para que não ocorra nenhuma carência nutricional. Na dúvida, coma sempre bastante frutas, legumes e verduras e mantenha o seu prato sempre colorido.

É preciso ter bastante disciplina para anotar os pontos de tudo que está sendo consumido no dia para não se perder. Para contornar essa desvantagem, aposte em aplicativos para celular que realizam a contagem de pontos.

Você não vai emagrecer tão rápido como acontece com as dietas restritivas.

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha respondido a sua dúvida, te ajudando a manter seu peso ideal ou a emagrecer usando essa dieta que se tornou extremamente popular.

Gostou do artigo? Se convenceu que dieta dos pontos funciona mesmo?

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos! Veja nossa vídeo aula no Youtube. É só clicar no link!

Qualquer dúvida ou sugestão deixe aqui o seu comentário que teremos o maior prazer em responder!

Até a próxima!

Equipe do Emagrecer Com Estilo

Como Emagrecer com Saúde e Qualidade de Vida!!!!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! Receba também um Ebook Gratuito!>

DIETA DOS PONTOS FUNCIONA? ACABE AGORA COM AS DÚVIDAS
5 (100%) 1 vote