A Verdade Absoluta Sobre os Benefícios e Malefícios do Óleo de Coco

Tempo de leitura: 7 minutos

Com certeza você já ouviu falar no óleo de coco e no seu uso para uma vida mais saudável. Mas você conhece todos os benefícios e malefícios do óleo de coco? Será que ele te ajuda a emagrecer?

Nesse artigo, você vai saber o que o óleo de coco natural faz pela sua saúde e vai aprender muitas dicas de consumo desse produto que já conquistou muitas pessoas.  Você vai ainda ficar por dentro dos seus malefícios, aprendendo como consumi-lo sem te prejudicar.

O óleo de coco é um óleo extraído da fruta do coqueiro, conhecida como coco. Esse óleo pode ser refinado (feito com coco seco) ou extravirgem (feito com coco fresco).

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO

benefícios e malefícios do óleo de coco

O óleo de coco é um alimento rico em vitaminas K e E, além de ácidos graxos.

Por ser um óleo, deve ser consumido com cautela. Qualquer alimento consumido de forma exagerada faz mal. Tenho certeza que você já ouviu falar sobre isso alguma vez na sua vida. E com alimentos naturais é a mesma coisa.

De acordo com a tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, ele é composto por 87% de gordura saturada. Por isso, o uso óleo de coco natural é contraindicado por muitos profissionais da área de alimentação. Apesar disso, essa gordura saturada é de excelente qualidade e proporciona muitos benefícios ao organismo.

Vamos explicar no decorrer do artigo como isso influencia no consumo do óleo de coco e seus benefícios.

Mas antes vamos falar de uma outra questão importante sobre os benefícios e malefícios do óleo de coco: a comunidade científica não encontra estudos científicos consistentes para recomendar o uso do produto para pessoas que querem emagrecer ou obterem outros tipos de resultados.

A verdade é que não há comprovação de benefícios e malefícios do óleo de coco para o mundo acadêmico e muitos estudos ainda precisam ser feitos. Profissionais afirmam que as pesquisam revelam resultados controversos ou indefinidos.

ÓLEO DE COCO E SEUS BENEFÍCIOS

benefícios e malefícios do óleo de coco

Para emagrecer

O óleo de coco é um alimento natural e saudável. Quando associado a outros alimentos da mesma categoria, prática de exercícios e acompanhamento médico ou nutricional, ele pode ter efeitos benéficos de emagrecimento. Porém, não há comprovação de que ele emagreça quando usado de forma isolada.

A quantidade ingerida também precisa ser observada. Lembre-se daquele velho ditado: a diferença entre o veneno e o remédio está na dose.

O consumo óleo de coco e seus benefícios são apontados quando o assunto é emagrecimento, por ser um alimento considerado termogênico. Dessa forma, ele acelera o metabolismo e auxilia o corpo na queima de gorduras.

Outro fator que o faz ser benéfico para quem quer emagrecer, é o fato dele proporcionar a sensação de saciedade. Isso ocorre porque os triglicerídeos presentes nesse alimento ativam hormônios como colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal, todos ligados a sensação de saciedade.

Para a pele, dentes e cabelos

O uso do óleo de coco e seus benefícios vão além da pele. Ele melhora a elasticidade da pele e seus antioxidantes ajudam no combate dos radicais livres evitando o envelhecimento precoce.

Você pode usá-lo ainda nos seus cabelos. Puro ou misturado com seu creme hidrante favorito para hidratar e dar brilho aos fios.

É possível ainda usá-lo para limpar os dentes e deixá-los mais brancos.

Para a imunidade

A gordura saturada é um componente que está dentro dos benefícios e malefícios do óleo de coco. Quando consumido em quantidade correta, sem exageros, essa gordura favorece o seu organismo por ser rica em ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico e ácido láurico .

Esses ácidos de nomes estranhos possuem propriedades contra fungos, vírus e bactérias. O único detalhe é que os pesquisadores científicos ainda não descobriram como isso funciona.

Porém, sabe-se que ele é benéfico para proteger o nosso corpo, interna e externamente, de erupções cutâneas, coceiras, micoses e dermatites. Além disso, o ácido láurico ajuda a combater vírus como o da gripe, por exemplo. E ainda pode ser usado como vermífugo, por combater um protozoário conhecido como Giárdia Lamblia.

Além disso, o óleo de coco natural elimina bactérias ruins presentes nos intestinos e isso também favorece o sistema imunológico.

Outros benefícios

Esse alimento ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis, ajuda a controlar o níveis de glicose e insulina no sangue, melhora a circulação sanguínea, ajuda a tratar úlceras gástricas e gastrites, infecções renais e inflamações.

ÓLEO DE COCO E SEUS MALEFÍCIOS

O principal problema do uso de óleo de coco natural é que as pessoas acreditam em falsas promessas de que ele por si só, emagrece. Por isso, começam a consumir esse alimento em quantidades exageradas. Seja na forma líquida ou em cápsulas.

É assim que alguns dos seus malefícios podem aparecer. Pelo consumo excessivo.

Para o colesterol

Por ser um alimento rico em gorduras saturadas, como eu disse antes, quando consumido em excesso, ele passa a trazer malefícios ao organismo. Podendo aumentar a quantidade de colesterol LDL, considerado ruim.

O endocrinologista da SBEM e chefe do grupo de obesidade do Hospital as Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Márcio Mancini, explica em entrevista a revista VEJA, que:

“A gordura não é proibida. O ideal é que ela represente, no máximo, 30% do total de calorias que consumimos ao dia, dependendo do tamanho, do peso e do estilo de vida do indivíduo. As gorduras saturadas, porém, não devem ultrapassar 7%”

Agora dá para entender porque o óleo de coco natural em excesso pode te prejudicar, não é mesmo? O ideal é consumir apenas uma colher de sopa por dia. Mais do que isso, além de comprometer os níveis de colesterol ruim, pode causar sobrepeso, por ser calórico.

Para o fígado

O uso desse óleo é contraindicado para pessoas que possuem problemas hepáticos. Pois, esse alimento sobrecarrega o fígado. É totalmente contraindicado para quem tem cirrose.

Agora que você conhece os benefícios e malefícios do óleo de coco, vamos ver algumas dicas de como usar esse alimento.

DICAS DE COMO USAR O ÓLEO DE COCO

benefícios e malefícios do óleo de coco

Ele pode ser usado na comida, na pele, nos lábios, nos cabelos e possui muitas formas diferentes de beneficiar o seu organismo. Será que você conhece todas as formas de usar o óleo de coco? Ele pode ser usado em:

  • Saladas e outros pratos frios;
  • Tomado puro;
  • Pode ser adicionado ao chá verde;
  • Nos cabelos para fazer uma hidratação. Basta deixar agindo algumas horas.
  • Como anti-frizz, passando uma pequena porção (uma ou duas gotas espalhadas na palma da mão) na região afetada;
  • Limpeza do couro cabeludo, protegendo-o de fungos e bactérias;
  • Na pele, o óleo de coco pode minimizar pequenas irritações;
  • Como antienvelhecimento, deve ser aplicado em pequenas quantidades na pele do rosto;
  • Bochechar o óleo de coco por alguns minutos ajuda a deixar os dentes mais brancos e livres de placa bacteriana;
  • Passe um pouco de óleo de coco nos lábios e proteja-os do ressecamento.

Apesar de muitas dúvidas na comunidade científica e acadêmica, as propriedades do óleo de coco e seus benefícios vêm sido comprovadas por muitos relatos informais e algumas pesquisas mais recentes. Você usa o óleo de coco em suas receitas? Como você o utiliza?

Agora que você conhece a verdade sobre os benefícios e malefícios do óleo de coco, deixe seu comentário, dúvida ou sugestão para mim!

Quer saber mais sobre alimentação saudável visite nossa página 👉🏻 Alimentação e Receitas

Veja também o Ebook com 101 Receitas Fit para você ter opção de preparar alimentos saudáveis quando chegar cansada do trabalho. Clique no link para conhecer 👉🏻 101 Receitas Fit

Nos vemos no próximo artigo!

Equipe do Emagrecer Com Estilo

Deixe seu email abaixo e receba um lindo Ebook Gratuitamente com Receitas de Sucos Saudáveis para preparar para as suas visitas.

Como Emagrecer com Saúde e Qualidade de Vida!!!!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog! Receba também um Ebook Gratuito!>

A Verdade Absoluta Sobre os Benefícios e Malefícios do Óleo de Coco
5 (100%) 4 votes